REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CAPACIDADES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

  • Autor
  • Rosemeire de Souza Vieira Silva
  • Co-autores
  • Matheus Eurico Noronha , Marina Sampaio Correa , Marcos Amatucci
  • Resumo
  • O objetivo deste trabalho é mapear as capacidades digitais presentes na literatura e suas participações na educação. O processo metodológico conta com a sistematização de artigos sobre o fenômeno das capacidades digitais no setor da educação. Os estudos foram organizados a partir do software VosWier. O estudo conta com uma abordagem qualitativa, guiado pelo método de revisão sistemática da literatura do tipo descritivo. A coleta dos dados ocorreu nas bases de pesquisa Web of Science e Scopus, considerando o período de 1973 - 2021. A busca apresentou inicialmente resultados de 420 artigos, posteriormente foram aplicados critérios de inclusão e exclusão dos artigos. A organização foi conduzida por ficha de avaliação dos materiais que atendiam a temática do estudo, analisando de forma exaustiva os textos que foram tabuladas contrastados para integrar os resultados obtidos. Como contribuições acadêmicas, o estudo amplia o conhecimento ao mapear cinco capacidades digitais identificadas na literatura. Como contribuições gerenciais, o estudo identifica como as capacidades digitais estão sendo desenvolvidas, elevando as vantagens competitivas de empresas no mercado.

  • Palavras-chave
  • Capacidades dinâmicas, capacidades digitais, inovação tecnológica, educação digital.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estratégia
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)