O objetivo deste trabalho é mapear as capacidades digitais presentes na literatura e suas participações na educação. O processo metodológico conta com a sistematização de artigos sobre o fenômeno das capacidades digitais no setor da educação. Os estudos foram organizados a partir do software VosWier. O estudo conta com uma abordagem qualitativa, guiado pelo método de revisão sistemática da literatura do tipo descritivo. A coleta dos dados ocorreu nas bases de pesquisa Web of Science e Scopus, considerando o período de 1973 - 2021. A busca apresentou inicialmente resultados de 420 artigos, posteriormente foram aplicados critérios de inclusão e exclusão dos artigos. A organização foi conduzida por ficha de avaliação dos materiais que atendiam a temática do estudo, analisando de forma exaustiva os textos que foram tabuladas contrastados para integrar os resultados obtidos. Como contribuições acadêmicas, o estudo amplia o conhecimento ao mapear cinco capacidades digitais identificadas na literatura. Como contribuições gerenciais, o estudo identifica como as capacidades digitais estão sendo desenvolvidas, elevando as vantagens competitivas de empresas no mercado.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)