UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DE MULHERES NOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NO NOVO MERCADO

  • Autor
  • Maria Gabriela Beleboni Nishi
  • Co-autores
  • Elizabeth Krauter
  • Resumo
  • A diversidade de gênero nos Conselhos de Administração é tema de debate nos meios acadêmico e empresarial. Este artigo tem como objetivo investigar a diversidade de gênero nos Conselhos de Administração das empresas listadas no Novo Mercado da B3. Os dados foram coletados dos Formulários de Referência, referentes aos exercícios sociais de 2015 a 2019. Os resultados apontam uma baixa presença de mulheres nos Conselhos de Administração visto que em 2019 as mulheres ocupavam apenas 10,8% dos assentos nos Conselhos de Administração das empresas listadas no Novo Mercado. A principal contribuição desta pesquisa é fornecer um panorama acerca da presença de mulheres nos Conselhos de Administração das empresas brasileiras, tendo em vista a escassez de estudos sobre o tema no país.

  • Palavras-chave
  • CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, DIVERSIDADE DE GÊNERO, BRASIL, NOVO MERCADO, MULHERES.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Finanças
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)