Essa pesquisa apresenta como temática a utilização do marketing digital como ação de enfrentamento aos impactos negativos nas vendas na pandemia. Tem como objetivo geral analisar as soluções de marketing digital utilizadas por microempreendedores individuais durante a pandemia e como objetivos específicos apresentar o papel do marketing digital antes e durante a pandemia; descrever as principais ferramentas de marketing digital; e apresentar as estratégias de marketing digital utilizadas pelos Microempreendedores Individuais durante a pandemia. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, um estudo de caso de abordagem qualitativa com cinco Microempreendedores Individuais - MEIs. A coleta de dados ocorreu através de entrevista mediada pela tecnologia. Os resultados demonstraram utilização ampla por parte dos Microempreendedores de estratégias e ferramentas de marketing digital com resultados satisfatórios de retorno. Pode-se considerar que as estratégias de marketing digital se consolidam como uma realidade no cenário atual, configurando-se como meio rápido, com pouco investimento e eficaz para empresas de pouco aporte financeiro alavancarem seus faturamentos.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)