MARKETING DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO DA TRANSFORMAÇÃO DAS VENDAS SOB A ÓTICA DE MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS (MEI) EM FORTALEZA-CE

  • Autor
  • Claudenir Soares Silva
  • Co-autores
  • Estefany Barros Silva , Diana Maria Cavalcante Morais , Dulcinda Silva Carneiro , Adalberto Benevides Magalhaes Neto
  • Resumo
  •  

    Essa pesquisa apresenta como temática a utilização do marketing digital como ação de enfrentamento aos impactos negativos nas vendas na pandemia. Tem como objetivo geral analisar as soluções de marketing digital utilizadas por microempreendedores individuais durante a pandemia e como objetivos específicos apresentar o papel do marketing digital antes e durante a pandemia; descrever as principais ferramentas de marketing digital; e apresentar as estratégias de marketing digital utilizadas pelos Microempreendedores Individuais durante a pandemia. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, um estudo de caso de abordagem qualitativa com cinco Microempreendedores Individuais - MEIs. A coleta de dados ocorreu através de entrevista mediada pela tecnologia. Os resultados demonstraram utilização ampla por parte dos Microempreendedores de estratégias e ferramentas de marketing digital com resultados satisfatórios de retorno. Pode-se considerar que as estratégias de marketing digital se consolidam como uma realidade no cenário atual, configurando-se como meio rápido, com pouco investimento e eficaz para empresas de pouco aporte financeiro alavancarem seus faturamentos.

     

  • Palavras-chave
  • Ferramentas Digitais. Marketing Digital. Microempreendedores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Marketing
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)