A partir dos anos 60, quando surgem os movimentos feministas e começou a entrada da mulher no mercado de trabalho, o papel feminino na sociedade vem mudando drasticamente ano após ano. Para Campos e Mendonça (2013), nos dias de hoje, as mulheres apresentam uma grande presença tanto no aspecto profissional, quanto no de consumo. Uma pesquisa do Instituto Data Popular, publicada pelo site Infomoney, em 2011, apontou que 82% dos homens entrevistados admitem influência da mulher no planejamento doméstico, e 68% disseram que as mulheres influenciam até mesmo a compra de automóveis. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo geral entender a importância dos fatores identitários no consumo de automóveis por mulheres na cidade de Lavras-MG. Especificamente, busca-se entender quais são esses fatores que influenciam tal consumo. Assim, foi-se realizado um estudo constituído por uma abordagem qualitativa, com cunho descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi estruturadas, realizadas no mês de agosto de 2020, com roteiro previamente estabelecido (Apêndice 1). O estudo utilizou da técnica de análise de conteúdo para descrever e interpretar os fatos expostos. Com isso, os principais achados foram os aspectos considerados relevantes para o público feminino da cidade, destaca-se o conforto, consumo e preço e também encontrou-se o destaque de duas categorias dentro do público: Sedans e SUVs e/ou 4x4. Por fim, por meio desta pesquisa, fica evidente que o automóvel possui lugar importante dentro dos bens que as pessoas buscam para refletir suas imagens.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)