PADRÕES DE ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO: EVIDÊNCIAS PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA E DE MINAS GERAIS.

  • Autor
  • Victor Hugo Borges Dorigon
  • Co-autores
  • Luciana Carvalho
  • Resumo
  •  

    Este estudo tem como objetivo analisar os padrões de estratégia de inovação da indústria brasileira e de Minas Gerais com base nos dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC). Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e com análise qualitativa, utilizando os dados dos anos de 2000 a 2017. Os resultados revelam que Minas Gerais acompanha o da indústria brasileira no que se refere a estratégia de inovação. Ademais, verificou-se que no ano 2017 ocorreu um grande desincentivo de inovação em todo o Brasil e que a estratégia de inovação por software foi a que maior cresceu percentualmente em todo o período. Espera-se que a pesquisa contribuía com o aprimoramento da identificação do comportamento dos padrões tecnológicos no Brasil e na região de Minas Gerais.

     

  • Palavras-chave
  • Estratégia Inovativa; Regionalidade; PINTEC; Minas Gerais; Sudeste.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Empreendedorismo, startups e inovação
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)