Inúmeras são as estratégias de gerenciamento organizacional, visando à qualidade e ao alcance dos resultados desejados. Uma das questões apontadas como influenciadoras em processos de mudança é o Clima Organizacional. Desta forma, o presente estudo dedicou-se a compreender a gestão do clima organizacional como ferramenta para tomadas de decisão em um grupo de gestores de diversas áreas em uma empresa de grande porte localizada no interior de São Paulo. Por meio da aplicação de um questionário, buscou-se entender os impactos e as possibilidades de mudanças, projetando que o cliente interno, no caso, os colaboradores, contribui na gestão, assim como com as mudanças estratégicas da instituição. Ao aplicar o questionário aos líderes, obtiveram-se respostas que apontam para a finalidade do gerenciamento e da ferramenta de pesquisa de clima organizacional como fonte de avaliação, utilização das informações nas tomadas de decisão em níveis estratégicos, táticos e operacionais e mudanças. Constatou-se que a instituição estudada apresenta familiaridade com o uso da ferramenta de gerenciamento de clima organizacional e a utilização dos seus resultados de forma avaliativa e integrada ao seu planejamento estratégico. As medidas necessárias abordadas possuem o intuito de conscientizar a alta diretoria acerca do seu envolvimento e responsabilidade no gerenciamento do clima organizacional.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)