AS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UERGS

  • Autor
  • Sthefani Guski Borges
  • Co-autores
  • Carlos Alberto Frantz dos Santos
  • Resumo
  • Atualmente está cada vez mais difícil ser um profissional de sucesso, pois estamos em uma sociedade competitiva e de constantes mudanças. Conseguir controlar e gerenciar suas emoções e compreender as emoções dos demais tem se tornado um grande diferencial. Assim, a Inteligência Emocional vem ganhando um papel de destaque cada vez maior, onde a mesma pode ser compreendida, segundo Goleman (2019), o conjunto de cinco competências: a autoconsciência; o autocontrole; a automotivação; a empatia e também e a destreza social. Este trabalho tem como objetivo identificar quais são as competências da Inteligência Emocional dos discentes de administração da UERGS, através de sua autopercepção e como objetivo específico analisar cada uma das competências. A pesquisa é caracterizada como survey, descritiva e de natureza quantitativa. A amostra da pesquisa se caracteriza por uma amostra probabilística. Os dados foram coletados por meio de um questionário que foi enviado via e-mail e via WhatsApp, após isso, esses dados foram tabulados, analisados por meio da estatística descritiva básica, utilizando média e desvio padrão. Através dos dados obtidos, os alunos utilizam frequentemente competências emocionais. Utilizam da autoconsciência quando afirmam que conseguem sentir quando um sentimento está tomando conta do seu estado de espírito. Utilizam do Autocontrole quando dizem que em momentos de fúria/raiva procuram ficar calmos e pensativos. Utilizam da Automotivação quando dizem que raramente se sentem pessimista. Utilizam da Empatia quando dizem que frequentemente conseguem perceber os sentimentos de outras pessoas, assim como quando dizem que frequentemente conseguem ler os canais não verbais. Utilizam da Destreza Social quando dizem que reconhecem os sentimentos dos demais e com isso conseguem agir de maneira a influenciar estes sentimentos. Sendo assim, por mais que os alunos já tenham desenvolvido parte dessas competências emocionais, é necessário que os mesmos busquem desenvolver cada vez mais essas competências emocionais.

  • Palavras-chave
  • Inteligência Emocional, Autoconsciência, Autocontrole, Automotivação, Empatia, Destreza Social.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Gestão de pessoas
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)