METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS ON-LINE: UMA REFLEXÃO DA RELAÇÃO SUJEITO/OBJETO FUNDAMENTADO NA TEORIA ATOR-REDE

  • Autor
  • Claudio Luiz Ariani Fontes
  • Co-autores
  • Marluce Dantas de Freitas Lodi
  • Resumo
  • Este ensaio teórico visa discutir as associações sujeito/objeto na aplicação das metodologias ativas em aulas on-line fundamentadas na Teoria Ator-rede. Sendo assim, para alcançar o propósito, realizou-se uma investigação através da revisão de literatura, com o propósito de reunir dados e argumentos para ampliar o conhecimento sobre as metodologias ativas, a educação a distância e a Teoria Ator-rede. Logo, realizaram-se as discussões acerca da análise, onde se engendrou um framework das associações existentes nas relações entre sujeito/objeto em aulas on-line de administração, quando são aplicadas as metodologias ativas de ensino. Sendo assim, os resultados apoiam o uso das metodologias ativas nas aulas on-line de administração, visto que, os alunos torna-se protagonista do processo de ensino gerando autonomia própria. Além disso, a Teoria Ator-rede como suporte teórico apresentou ao processo da educação a distância uma visão macro das associações entre sujeito/objeto que compõe uma rede social e heterogênea

  • Palavras-chave
  • Metodologias ativas. Ensino à distância. Teoria Ator-rede
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)