Este ensaio teórico visa discutir as associações sujeito/objeto na aplicação das metodologias ativas em aulas on-line fundamentadas na Teoria Ator-rede. Sendo assim, para alcançar o propósito, realizou-se uma investigação através da revisão de literatura, com o propósito de reunir dados e argumentos para ampliar o conhecimento sobre as metodologias ativas, a educação a distância e a Teoria Ator-rede. Logo, realizaram-se as discussões acerca da análise, onde se engendrou um framework das associações existentes nas relações entre sujeito/objeto em aulas on-line de administração, quando são aplicadas as metodologias ativas de ensino. Sendo assim, os resultados apoiam o uso das metodologias ativas nas aulas on-line de administração, visto que, os alunos torna-se protagonista do processo de ensino gerando autonomia própria. Além disso, a Teoria Ator-rede como suporte teórico apresentou ao processo da educação a distância uma visão macro das associações entre sujeito/objeto que compõe uma rede social e heterogênea
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)