O treinamento e desenvolvimento dentro das organizações visa capacitar os funcionários para que desempenhem suas funções da maneira mais produtiva possível. Empresas que contam com programas de treinamento e desenvolvimento possuem uma grande vantagem competitiva. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar e aperfeiçoar o processo de treinamento e desenvolvimento da área de vendas da empresa Alfa. Para este estudo de caso, de caráter descritivo e qualitativo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas e aplicaram-se questionários com os gestores e funcionários da área de vendas para conhecer a realidade da organização e os problemas enfrentados por ela hoje com o treinamento de vendas. Vale ressaltar que o estudo teve como limitação o aspecto temporal utilizando apenas o primeiro semestre de 2021 para coleta de dados e também a restrição da área estudada. Como resultados observou-se que a empresa não possui um treinamento formalizado, bem como não tem presente uma cultura de treinamento e desenvolvimento. Verificou-se, também, que a informalidade nas relações atrapalha o treinamento da área de vendas, pois verifica-se a existência de uma resistência a ações desta natureza. Com isso em mente, foram propostas recomendações visando o aperfeiçoamento do treinamento, além de incentivar a cultura de desenvolvimento para os funcionários atuais.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)