A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) surge como tendência mundial e é
reconhecida em todos os setores e tipos de organização. A RSC cobre diferentes
questões e perspectivas, como ética nos negócios, contrato social, sustentabilidade
ambiental e cidadania corporativa. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo
verificar se a Responsabilidade Social Percebida pelo funcionário influencia sua
satisfação no trabalho, verificando também o efeito mediador da significância do
trabalho e do suporte organizacional percebido como potencializadores dessa relação.
Participaram da pesquisa 190 funcionários de uma instituição de ensino superior, que
responderam ao questionário proposto. Para análise dos dados, esta pesquisa utilizou
o programa Smart PLS-Sem para verificação das hipóteses, com uso da modelagem de
equações estruturais. Os resultados do estudo indicam que a Responsabilidade Social
Corporativa Percebida influencia a satisfação do trabalhador quando mediada pela
significância do trabalho e/ou pelo suporte organizacional percebido. Quando a
Responsabilidade Social Percebida foi testada diretamente com a satisfação do
trabalhador, o resultado não se mostrou significante.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)