Nas Escolas de Negócios o curso de Administração é um dos que mais formam profissionais para o mercado de trabalho. Sendo assim, ao repensar o curso e suas estratégias, os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) levam em conta a percepção que os estudantes têm do próprio curso. Entretanto, nem sempre se tem clareza quanto às opiniões dos alunos, e os NDEs eventualmente consideram que apenas as diretrizes nacionais curriculares (DCNs) e a própria experiência são suficientes para conduzir o caminhar do curso. Assim, este estudo tem como objetivo explorar a percepção dos estudantes de administração com relação ao curso, incluindo os docentes e a IES. Para isso foi realizou-se uma pesquisa de campo, com a estratégia estudo de caso no curso ADMBeta numa instituição de ensino referência na região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e notas de coleta com estudantes do curso e analisados da forma qualitativa com categorias analíticas emergentes. Os resultados demonstram que o curso necessita de uma reflexão por meio de mais atividades aplicadas e busca-se contribuir para essa literatura de ensino e pesquisa em administração. Conclui-se que além do curso, professores e a instituição são agentes relevantes para o sucesso profissional e a formação dos estudantes nessa área. Sugerem-se estudos futuros para investigar como ocorre essa percepção em outros contextos e como a literatura internacional dialoga com essa demanda mais aplicada.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)