O jornalismo tem passado por grandes impactos no final do século 20 e começo do 21, como a mudança da tecnologia para a modalidade digital, a chegada do jornalismo multiplataforma e a inusitada pandemia. O cenário pandêmico, ocasionado pela Covid-19, desencadeou a crise global trazendo inúmeros impactos negativos, mas também oportunidades. Muito se tem falado sobre as consequências da Covid-19 no jornalismo. A pesquisa Digital New Report, promovida no começo de 2020, pelo Instituto Reuters, centro de pesquisa da Universidade de Oxford, revela que pela primeira vez no Brasil, as mídias sociais superaram a televisão em termos de consumo de mídia para notícias. Por outro lado, a receita baseada exclusivamente em publicidade digital tem se mostrado insuficiente para compensar perdas de leitores do jornal impresso e sua receita de publicidade. Salienta-se que, apesar de haver pesquisas sobre a tendência do jornalismo, elas não estruturaram o desenvolvimento de cenários prospectivos do jornalismo digital sob o contexto pandêmico. A pesquisa tem como objetivo, apresentar os cenários prospectivos da indústria de jornalismo digital do Brasil no horizonte 2020 a 2030, a partir do contexto da pandemia Covid-19. De acordo com os pesquisados um olhar mais realista e favorável cairá sobre as fontes de múltiplas receitas que serão os mantenedores e propulsores das Redações durante e após a pandemia. Já os fatores exógenos como a restrição à liberdade de imprensa, recessão social e o aumento da inflação serão os eventos que mais impactarão no cenário pessimista.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)