DETERMINANTES DA LEALDADE NO CONTEXTO DO CONSUMO DE CERVEJAS

  • Autor
  • Macário Neri Ferreira Neto
  • Co-autores
  • Luiza Alves Braga , Amaury Floriano Portugal Neto , Lucas Lopes Ferreira de Souza , Marcos André Damasceno Cavalcante
  • Resumo
  • A busca de bons níveis de lealdade à marca tem sido um diferencial nas decisões das
    empresas em mercados competitivos. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar a
    relação entre a imagem da marca, o valor percebido, a qualidade percebida e a intensidade
    da distribuição como antecedentes da lealdade à marca, tendo utilizado como objeto de
    estudo os consumidores de cerveja. A pesquisa contou com 266 participantes que
    responderam a um questionário disponibilizado pelas redes sociais. Para tratamento dos
    dados se utilizou do programa SPSS da IBM e para verificar as relações entre os construtos,
    do aplicativo Smart PLS-SEM. Os principais resultados apontam que a imagem da marca
    influencia positivamente o valor percebido que, juntamente com a qualidade percebida e a
    intensidade da distribuição explicam a lealdade à marca no mercado de cervejas brasileiro.
    Entre as contribuições está a utilização da intensidade de distribuição no modelo proposto
    pelo estudo.

  • Palavras-chave
  • Valor percebido, . Intensidade da distribuição, Qualidade percebida, Lealdade à marca, Imagem da marca.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Marketing
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)