A busca de bons níveis de lealdade à marca tem sido um diferencial nas decisões das
empresas em mercados competitivos. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar a
relação entre a imagem da marca, o valor percebido, a qualidade percebida e a intensidade
da distribuição como antecedentes da lealdade à marca, tendo utilizado como objeto de
estudo os consumidores de cerveja. A pesquisa contou com 266 participantes que
responderam a um questionário disponibilizado pelas redes sociais. Para tratamento dos
dados se utilizou do programa SPSS da IBM e para verificar as relações entre os construtos,
do aplicativo Smart PLS-SEM. Os principais resultados apontam que a imagem da marca
influencia positivamente o valor percebido que, juntamente com a qualidade percebida e a
intensidade da distribuição explicam a lealdade à marca no mercado de cervejas brasileiro.
Entre as contribuições está a utilização da intensidade de distribuição no modelo proposto
pelo estudo.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)