EMPREENDEDORISMO E ISOLAMENTO SOCIAL: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO INOVADOR DURANTE A PANDEMIA

  • Autor
  • Emily Maria de Sousa Santos
  • Co-autores
  • Laíse Do Nascimento Silva , Elane dos Santos Silva Barroso , Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior , Linnik Israel Lima Teixeira
  • Resumo
  •  

    Os impactos causados pela pandemia da COVID-19, vão além da saúde e refletem em todos os cenários (econômico e social). Com isso, empreendedores tiveram que buscar formas inovadoras, práticas, eficazes e de certa forma tiveram que se reinventar para dar continuidade às suas atividades econômicas. O objetivo deste estudo foi analisar o empreendedorismo inovador diante da pandemia da COVID-19. Deste modo, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa descritiva, analisando artigos relacionados ao tema abordado e utilizando-se das bases de dados das plataformas digitais e revistas científicas. Os resultados mostram que a maioria dos empreendedores faz uso de ferramentas tecnológicas e que grande parte destes não tinham reservas de capital para enfrentar um período tão longo de crise e recessão. Para seguir os protocolos exigidos pelos órgãos sanitários e de saúde, esses profissionais buscaram os meios tecnológicos como forma de sobreviver em meio às incertezas provocadas pelo período de pandemia e ao isolamento social.

     

  • Palavras-chave
  • COVID-19. Pandemia. Isolamento Social. Empreendedorismo. Inovação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Empreendedorismo, startups e inovação
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)