Em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, as organizações são constantemente desafiadas a produzirem mais resultados com menor custo, a buscarem o desenvolvimento de produtos e serviços baseados em um ciclo de vida mais curto, a obterem um melhor desempenho. Esta transformação envolve criar conexões eletrônicas com fornecedores, clientes, distribuidores e demais stakeholders para impulsionar o ganho de eficiência dos negócios, expandir a participação de mercado e tomar decisões a longo prazo. Em outras palavras, isso relaciona-se diretamente ao comércio eletrônico. O presente artigo apresenta um estudo de caso de sites de compras coletivas, associando a modelagem BPMN ao melhor desempenho dos processos dentro do comércio eletrônico. Também traz a importância da gestão de processos na estratégia organizacional, bem como na geração de valor ao cliente e questões culturais para que a implementação dos processos de negócios, na prática, traga resultados satisfatórios e reflita em maior competitividade no mercado.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)