GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: MODELAGEM, ANÁLISE E DESENHO DE PROCESSO DE VENDAS VISANDO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO COM FOCO NO CLIENTE

  • Autor
  • Jean Henrique Oss
  • Co-autores
  • Liz Vanessa Lupi Gasparini , Patrícia Souza Costa , Marcelo Gasparini , Ocimar Edson de Oliveira
  • Resumo
  •  

    Organizações são formadas por processos, assim, para alcançarem resultados esperados necessitam conhecê-los e otimizá-los visando aumentar sua produtividade, eficiência, qualidade, além de reduzir custos, despesas e desperdícios. O gerenciamento de processos de negócio (GPN) auxilia a melhorar resultados organizacionais, alinhando seus processos às estratégias do negócio e à atenção voltada ao cliente. O objetivo desse estudo foi analisar o processo de vendas e seus formulários de uma microempresa familiar de artigos religiosos visando seu aprimoramento alinhado estrategicamente, com foco no cliente. Nesse estudo de caso qualitativo descritivo e explicativo foram aplicadas pesquisa bibliográfica, documental e de campo, por entrevistas semiestruturadas com o gestor da organização e observação participante. Através do mapeamento, modelagem e análise foi possível detectar os gaps do processo e de seus formulários, que foram priorizados pela matriz GUT, e foram desenhados de acordo com propostas de melhoria, eliminando atividade de movimentação do vendedor no local de trabalho que causava perdas financeiras, além da redução do tempo de atendimento e, a inserção e padronização de formulário de encomendas de produtos e de pesquisa de satisfação, visando avaliar o atendimento e adequar as necessidades e desejos dos clientes. Este estudo oferece a estudiosos e gestores o emprego da modelagem, análise e desenho do processo e seus formulários alinhados aos objetivos estratégicos e do processo no contexto de microempresa familiar. Demonstrou como corrigir falhas para melhor atender seus clientes, reduzir prejuízos financeiros e tempo de atendimento pela eliminação de atividades desnecessárias. Demonstrou que etapas iniciais do gerenciamento de processos contribuíram para aprimorar processo de vendas e seus formulários alinhados aos objetivos estratégicos organizacionais e objetivos do processo. Evidenciou a importância do desenho do processo e seus formulários, enfatizando a necessidade de seu alinhamento aos objetivos estratégicos organizacionais e do processo.

  • Palavras-chave
  • Gerenciamento de processos de negócio, Fluxograma, Formulário, Microempresa, Artigos religiosos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos organizacionais
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)