A moda é um dos principais elementos da civilização, não apenas por sua relevância e seu impacto mercadológicos, mas também pelas funções culturais, sociais e simbólicas que desempenha. Por estas e por outras razões, a moda é acompanhada e observada por diferentes setores da sociedade, como a academia. Entretanto, mercado e academia tendem a marginalizar o segmento masculino em favor da sua contraparte feminina. Adicionalmente, em um contexto com tantas mudanças, transformações e novas tendências; um elemento que se destaca justamente por sua constância é o terno masculino. Assim, o presente estudo teve por objetivo identificar os principais fatores que influenciam o uso e não-uso de costumes e ternos pelo público masculino brasileiro, fora do meio profissional. A pesquisa exploratória e descritiva foi desenvolvida em etapas. Os fatores de influência levantados na pesquisa bibliográfica foram validados por meio da aplicação de um questionário que obteve respostas de 109 participantes. As respostas ao questionário também foram utilizadas para encontrar novos fatores e identificar percepções e crenças dos respondentes. Para corroborar estatisticamente com tendências observadas, foi utilizado o teste de aderência do Qui-quadrado. Dessa forma, foi possível perceber que alguns fatores possuem maior influência no estilo, bem como a importância do conforto. Foi levantado também, os contextos de uso de ternos e a quais imagens e conceitos o traje está mais relacionado. A principal associação observada foi com o atributo elegância. A contribuição teórica do trabalho ocorre na medida que esse buscou preencher uma lacuna nos estudos de Moda e Administração, e trouxe o uso de abordagens alternativas e mais holísticas, fomentando a discussão no campo e o aprofundamento da pesquisa.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)