ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO II PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

  • Autor
  • Regina Maria da Costa
  • Resumo
  •  

    Este trabalho tem como objetivo apresentar a forma de ensino e aprendizagem utilizada na disciplina de TGA II buscando estimular o desenvolvimento de capacidades empreendedoras nos acadêmicos por meio de atividades que permitam o uso dos conceitos atrelados às habilidades individuais/ grupais aos saberes atitudinais. Na introdução apresenta o estado da arte do ensino das teorias em administração, indicando a necessidade de alterações nos conteúdos curriculares, com a introdução de tópicos contemporâneos adaptados à realidade dos acadêmicos proporcionando a aprendizagem significativa. Faz-se o uso da pesquisa qualitativa com a adoção da metodologia de suporte contínuo por parte dos professores das disciplinas envolvidas. Os resultados apontam que as habilidades apresentadas pelos alunos na autoavaliação final de cada atividade/ semestre, permitem concluir que há o desenvolvimento de aptidões empreendedoras, havendo uma orientação sistemática e articulada do procedimento de instrução e aprendizagem.

  • Palavras-chave
  • Administração, Significado, Competência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)