Gestão de desempenho é o processo dentro do ciclo de Gestão de Pessoas utilizado para comparar os resultados alcançados com os esperados, de forma que os funcionários tenham claro o que é esperado deles, se estão conseguindo atingir as expectativas da organização e as formas de melhoria. É importante ressaltar que Gestão de Desempenho não se limita à etapa de avaliação, pois engloba a etapa prévia de alinhamento de expectativas, onde devem ficar claros aos funcionários os critérios de avaliação, além da etapa de pós-avaliação, onde a organização e os funcionários devem delinear ações de ajustes de desempenho se necessário. A importância da Gestão de Desempenho é significativa em qualquer organização e, quando se trata das universidades, essa gestão tem papel crucial. As universidades têm como principal recurso seus docentes, que são a base do serviço prestado por elas. Ser capaz de gerenciar o desempenho dos docentes faz com que as instituições de ensino consigam agir mais efetivamente sobre o alcance dos seus objetivos. Este artigo propõe então um modelo de Gestão de Desempenho de docentes do ensino superior, incluindo sugestões para cada etapa do processo. Reforça-se que a proposta não é servir como modelo pronto e completo a ser utilizado por qualquer instituição de ensino superior, mas sim como modelo norteador, que possa ajudar a instituição a refletir sobre a Gestão de Desempenho de seus docentes.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)