O objetivo desta pesquisa é analisar as ações de Responsabilidade Social de uma universidade, bem como a maneira como essas iniciativas se configuram como inovações sociais. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo de caso na Universidade de Fortaleza (Unifor), contemplando seu projeto Escola de Aplicação Yolanda Queiroz. Trata-se de uma universidade que contribui para minimizar os impactos gerados pelas consequências sociais oriundas da pandemia de Covid-19. Nessa conjuntura, no que se refere à abordagem do problema, a presente pesquisa enquadra-se como qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, conduzida como estudo de caso único. Foi utilizada uma amostra não probabilística de conveniência de 378 participantes, selecionados pela técnica snowball, que responderam ao questionário pelo formulário submetido na plataforma do Google Forms. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram que a instituição examinada foi base de atuação na inovação social, transformando a realidade da comunidade assistida. Evidenciou-se uma experiência representativa em inovação social da Universidade de Fortaleza, como uma visão para atender às necessidades sociais. A contribuição desta pesquisa para o campo de estudos da inovação social é suscitar o tema como mecanismo criativo para alavancar as ações sociais organizacionais.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)