HISTÓRIA ORGANIZACIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES): CONTRIBUIÇÕES DO SEU MODELO DE GESTÃO PARA ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO.

  • Autor
  • Mario Cesar dos Santos
  • Co-autores
  • Sergio Eduardo Pinho Velho Wanderley
  • Resumo
  • Esse artigo trata da história organizacional de um órgão da administração pública federal, o Instituto Nacional de Educação de Surdos. A questão de pesquisa é: De que forma a análise do modelo de gestão do INES, construído no decorrer de sua história, pode contribuir para melhorar as ações inclusivas nas Instituições Federais de ensino? Esse trabalho apresenta a história organizacional do Instituto a partir da visão de seus gestores, buscando compreender como a análise do modelo de gestão do INES pode contribuir para a melhoria das ações inclusivas nas Instituições Federais de ensino. Como metodologia de pesquisa realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando o método histórico, com ênfase na pesquisa histórica em administração. Quanto à coleta de dados, empregou-se a análise documental, bibliográfica e entrevistas. Foram entrevistados diretor atual e seus quatro antecessores, destaca-se que um dos entrevistados foi um Professor Surdo e que para operacionalizar a sua participação foi utilizado o apoio de um tradutor intérprete de língua brasileira de sinais (LIBRAS)/português. A finalidade da análise de dados foi observar os principais marcos históricos do desenvolvimento da Instituição. A principal contribuição dessa pesquisa foi utilizar a plataforma de ensino à distância do INES para oferecer módulos do curso de Libras, em articulação com a rede federal de ensino tecnológico para áreas diversas de formação. Os resultados dessa pesquisa oferecem contribuições para gestores em instituições públicas, bem como para elaboração de políticas públicas para educação.

  • Palavras-chave
  • INES, Administração Pública, História Organizacional, Surdos
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Administração pública, governo e terceiro setor
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)