Esse artigo trata da história organizacional de um órgão da administração pública federal, o Instituto Nacional de Educação de Surdos. A questão de pesquisa é: De que forma a análise do modelo de gestão do INES, construído no decorrer de sua história, pode contribuir para melhorar as ações inclusivas nas Instituições Federais de ensino? Esse trabalho apresenta a história organizacional do Instituto a partir da visão de seus gestores, buscando compreender como a análise do modelo de gestão do INES pode contribuir para a melhoria das ações inclusivas nas Instituições Federais de ensino. Como metodologia de pesquisa realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando o método histórico, com ênfase na pesquisa histórica em administração. Quanto à coleta de dados, empregou-se a análise documental, bibliográfica e entrevistas. Foram entrevistados diretor atual e seus quatro antecessores, destaca-se que um dos entrevistados foi um Professor Surdo e que para operacionalizar a sua participação foi utilizado o apoio de um tradutor intérprete de língua brasileira de sinais (LIBRAS)/português. A finalidade da análise de dados foi observar os principais marcos históricos do desenvolvimento da Instituição. A principal contribuição dessa pesquisa foi utilizar a plataforma de ensino à distância do INES para oferecer módulos do curso de Libras, em articulação com a rede federal de ensino tecnológico para áreas diversas de formação. Os resultados dessa pesquisa oferecem contribuições para gestores em instituições públicas, bem como para elaboração de políticas públicas para educação.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)