Estudo bibliográfico que apresenta as novas tecnologias e o impacto que trazem para as empresas de higiene, beleza e cosméticos. A proposta do artigo é de identificar quais as principais tecnologias, nos operadores logísticos estão sendo empregadas pelas empresas no setor de cosméticos. Foram estabelecidos como objetivos específicos as principais definições de logística, apresentando sua evolução ao longo do tempo; as novas tecnologias que podem trazer maior eficiência para as empresas. Fez se necessário caracterizar o setor de cosméticos e, apresentar casos ilustrativos de empresas que já estão empregando novas tecnologias. A área estudada, dentro da Administração, foi a de operações, mais particularmente a logística, que vem evoluindo aos longos dos anos de 1990 a 2020, se tornando de grande relevância para as empresas, gerando assim uma grande movimentação em toda a cadeia de suprimentos, tanto a montante, como a jusante até a entrega do produto ao consumidor final. A pesquisa se deu em livros de autores renomados, para conceituar o assunto e, em revistas da área, onde são apresentadas as tecnologias mais modernas, para a contextualização do setor de higiene, beleza e cosméticos, foi feita pesquisas nos sites das duas maiores empresas no Brasil: Natura &Co, e Grupo Boticário, que além das empresas originais agregam outras empresas também de relevância. A partir do estudo e da análise de materiais, chegou-se à conclusão que as empresas que estão se modernizando interna e externamente, estão bem inseridas no mercado e atendendo o consumidor final, que busca um produto que atenda às suas necessidades e, que seja entrega de forma bem rápida, após a sua compra, nas condições estipuladas.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)