Implementar um processo de gestão com base em princípios da governança é um desafio para os gestores de qualquer organização, em especial no setor público. Diante desse desafio, esta pesquisa aborda a avaliação dos servidores docentes e técnicos administrativos quanto a qualidade dos princípios da governança presentes na gestão de uma organização educacional pública. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa e aplicação de questionário. A análise foi realizada sob a base de dados coletada por meio das respostas dos participantes do estudo, utilizando-se do cálculo do Ranking Médio (RM). Os resultados sugerem que os servidores da IES pública avaliam a qualidade dos princípios da governança presentes na gestão do Instituto Federal como média, de acordo com os dados obtidos na pesquisa. Os docentes, especificamente, avaliam todos os princípios com nível de qualidade médio. Os técnicos administrativos, por sua vez, avaliam três princípios com nível de qualidade alto e, os gestores, a seu turno, avaliam cinco princípios com qualidade alta. De uma maneira geral, os Princípios da Transparência, da Eficiência/Alcance dos Resultados e da Honestidade/Integridade/Legitimidade foram os que obtiveram a melhor avaliação, pois tiveram a qualidade considerada como alta pelos técnicos administrativos e gestores. Os princípios da Transparência e da Eficiência/Alcance dos Resultados, em especial, tiveram a avaliação no limite para ter a qualidade considerada alta.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)