A sustentabilidade e o consumo consciente são, atualmente, uma das questões mais desafiadoras enfrentadas pelas organizações públicas e privadas. As companhias coorporativas, principalmente, as empresas de cosméticos, foram forçadas a transformar seu padrão de produção e demonstrar sua flexibilidade para mudanças e responsabilidade com todos os envolvidos no processo para atender os objetivos do desenvolvimento sustentável. O Marketing de Causa tem sido um grande aliado neste novo modelo mercadológico, por consistir em um conjunto de ações que tem agregado valores às marcas, facilitado a produção e comercialização de qualquer produto ou serviço ao demonstrar ao consumidor que seus desejos e necessidade serão atendidos e, mutuamente, os benefícios ambientais e sociais serão garantidos. Neste contexto, destaca-se a empresa Natura Cosméticos que possui uma filosofia sustentável incorporada às suas diretrizes empresariais e estratégicas. O presente estudo de caso, analisa os impactos das campanhas de causa elaboradas pela empresa Natura Cosméticos no mercado nacional e internacional e a na ressignificação do consumo de seus clientes. Para conseguir atingir os objetivos traçados neste projeto, será utilizado o método lógico dedutivo, que tem como pressuposto que apenas a razão pode conduzir ao conhecimento verdadeiro. Conclui-se que, o Marketing alinhado à missão e aos valores da empresa é crucial para o seu sucesso, pois o desenvolvimento e utilização de planos empresariais adequados é possível, ao mesmo tempo, ser rentável e sustentável.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)