As soft skills são consideradas habilidades cruciais para aqueles que visam permanecer ativamente no futuro profissional ou para aqueles que ainda irão ingressar. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais e interpessoais é extremamente importante em um mundo onde cada vez mais a tecnologia vem alterando o mercado de trabalho, resultando até mesmo na extinção de alguns empregos e no surgimento de outros. No entanto, é possível notar que nesses novos empregos, as soft skills serão de extrema importância para que as pessoas consigam desenvolvê-las. Portanto, o presente artigo visa descrever o desenvolvimento de um estudo referente a visão do mercado educacional sobre a educação 4.0 baseada em soft skills para crianças e jovens, no qual foi desenvolvida uma análise teórica dos assuntos relacionados, assim como uma pesquisa mercadológica e posteriormente, uma análise de dados. A partir deste enfoque foi possível realizar uma proposta de modelo de negócios. Como resultados, foi percebeu-se que, mesmo o mundo apontando as necessidades para o desenvolvimento de soft skills e outras habilidades necessárias para as carreiras modernas, essa ainda não é uma preocupação recorrente na escola do estudo, com isso, um business model canvas e um MVP foram desenvolvidos para oferecer ao mercado um negócio moderno e que complemente a educação 4.0 de crianças e jovens. Logo, conclui-se então, que com um negócio próprio para isso, é possível ajudar crianças e jovens a desenvolver essas habilidades que serão extremamente necessárias para o futuro.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)