PERFIL DE DOCENTES, DISCENTES E AMBIENTE DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

  • Autor
  • Marta Célia Chaves Cavalcante
  • Co-autores
  • Daniel González González , Anna Beatriz Grangeiro Ribeiro Maia
  • Resumo
  • O último ano foi cheio de desafios e, quando a pandemia do covid-19 começou, as Instituições de Ensino Superior se viram obrigadas, do dia para a noite, descobrir como educar seus alunos de maneira 100% online. Esse momento de recolhimento inesperado, trouxe a oportunidade de todos experimentarem ambientes de aprendizagem virtual e outras Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A fim de ampliar o conhecimento e discussão sobre essa temática, neste trabalho analisa-se o estágio atual de conhecimento sobre os ambientes digitais no ensino superior e discute as principais concepcões quanto à relação entre os discentes e docentes nesse processo. O debate realizado culmina na reflexão de que o(a) professor(a) asume papel essencial, mesmo sendo imigrante digital, ao se aproximar ao máximo da realidade do(a) aluno(a) nativo digital, incentivando-o(a) a ser protagonista na relação de ensinoaprendizagem, contribuindo e compondo no processo da prática de ensino, muitas vezes até ensinando ao próprio professor na utilização de recursos e equipamentos. Não obstante a isso, uma vez que fica evidente a predominância da racionalidade técnica de fundamentação positivista, que determina um valor fundante das situações praticas advindas da vivência profissional na formação do(a) aluno(a) durante sua graduação, faz com que o(a) professor(a) como sujeito ativo na relação ensinoaprendizagem e responsável por disseminar os conhecimentos multidisciplinares necessários para uma formação de qualidade, tenha que fazer uso de várias metodologias pedagógicas. Deste modo, o presente estudo contribui não apenas com as reflexões levantadas, mas também com a definição de uma agenda de pesquisa sob essa temática, a fim de abordar diversas problemáticas. 

  • Palavras-chave
  • Docentes, Discentes, Ambiente Digital, Ensino Superior.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)