Matemática Aplicada é uma disciplina vinculada a estrutura curricular obrigatória do curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e regularmente apresenta altos índices de reprovação, mesmo com apoio de projetos como tutoria e monitoria, prejudicando o desenvolvimento do curso. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo elencar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem dos discentes do curso de administração e apresentar sugestões de ações que possibilitem a redução do índice de reprovação. Com o intuito de atingir o objetivo proposto, foi utilizada a abordagem quantitativa com base nos dados levantados através de um questionário adaptado (BARTALO, 2006) aplicado aos alunos do 1º período. Os principais resultados apontam que o perfil do aluno indica uma forte inclinação para dedicação aos estudos, dado que a maioria não exerce atividade remunerada, é solteiro (a) e não possui filhos, podendo assim, destinar maior parte do seu tempo para os estudos. Dos entrevistados, 67,7% relatam que tiveram dificuldades na disciplina de matemática no ensino médio. Constatou-se, ainda, que os discentes apresentaram níveis de ansiedade elevados e baixa concentração. Adicionado a isso verificou-se que os discentes, em sua maioria, não utilizam auxiliares de estudos que facilitem a aprendizagem e possuem dificuldade na organização do tempo. Assim, concluiu-se que a instituição, os docentes e discentes devem agir juntos a fim de alcançar a redução do nível de reprovação da disciplina. Para tanto, demandando ações tais como: investimento em aulas mais dinâmicas; palestras e ações voltadas ao controle da ansiedade; rodas de conversas sobre gestão do tempo e sobre a importância e benefícios dos auxiliares de estudo no processo de ensino e aprendizagem.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)