ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: um panorama da produção científica brasileira de 2010 a 2020

  • Autor
  • Tatiana Dornelas de Oliveira Mendes
  • Co-autores
  • Josir Simeone Gomes
  • Resumo
  • Nos dias de hoje as organizações enfrentam uma forte concorrência, sendo essencial buscar novas formas de atuação no mercado. Uma das estratégias para que possam sobreviver é por meio da internacionalização de seus negócios. Diante de sua importância, o objetivo dessa pesquisa foi traçar um panorama das publicações sobre internacionalização nas bases científicas SPELL, Scopus e Scielo considerando o recorte temporal de 2010 a julho de 2020. Para tanto, foram considerados trabalhos que apresentam a palavra internacionalização em seu título. Em sua metodologia, optou-se por um trabalho caracterizado como uma pesquisa bibliométrica utilizando dados coletados nas bases de dados. Ao final da coleta, o corpus da pesquisa foi de 493 artigos, considerando artigos de periódicos nacionais e internacionais. Pode-se dizer que o tema carece de mais pesquisas, devido a sua importância para as organizações. Observou-se ainda que a maior parte dos trabalhos publicados nessas bases está concentrado entre Brasil e Colômbia, em revistas com extrato Qualis-Capes B1.

  • Palavras-chave
  • Internacionalização de empresas; Estratégia empresarial; Estudo bibliométrico; SPELL; Scielo; Scopus.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estratégia
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)