O presente artigo tem como objetivo identificar os principais fatores humanos/comportamentais que possam interferir na implantação do sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, através da análise do perfil dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Divinópolis/MG, bem como propor o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) como uma solução para a gestão de processos. O estudo foi realizado através de estudo de caso, desenvolvido com a aplicação de questionário, via plataforma Google Forms, junto a servidores da Prefeitura de Divinópolis/MG. Nos principais resultados verifica-se que, a maioria dos servidores possuem alto grau de instrução, utilizam ou já utilizaram algum sistema eletrônico, sendo a falta de treinamento e o desconhecimento do processo, fatores que dificultam a utilização de um sistema eletrônico. A partir dos resultados, conclui-se que, as Prefeituras Municipais devem investir em programas de capacitação continuada, através de cursos, treinamentos e/ou oficinas, investindo na formação, capacitação e carreira dos servidores públicos, potencializando a eficiência, eficácia e efetividade da gestão pública.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)