A competitividade de destinos turísticos refere-se à capacidade que um destino tem em entregar bens e serviços com um melhor desempenho, mobilizando, para isso, um conjunto de recursos. Assim, tendo como base teórica a Resource-Based View, este artigo objetivou analisar o potencial competitivo dos recursos que compõem o destino turístico do município de Bananeiras-PB. Para isso, foi conduzido um estudo de caso de caráter descritivo tendo como principais técnicas no processo de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram interpretados a partir de uma abordagem qualitativa, fazendo o uso de duas técnicas de análise, sendo elas: a análise de conteúdo e a análise por meio do modelo VRIO. Os resultados encontrados mostram que os Festivais Culturais, o Patrimônio Natural, os Atrativos Turísticos e os Serviços Receptivos apresentaram como implicação competitiva uma situação de paridade. Por outro lado, a Hospedagem, o Comércio e Serviços, o Conjunto Arquitetônico e os Bares e Restaurantes apresentaram potencial de gerar vantagem competitiva sustentável. Estes achados podem auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, garantindo melhores posições estratégicas na busca pela vantagem competitiva sustentável.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)