A DITADURA DA BELEZA E CONSUMO DE COSMÉTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS NO INSTAGRAM

  • Autor
  • MARILIA ALVES CORDEIRO DA SILVA
  • Co-autores
  • AMANDA AIRES VIEIRA
  • Resumo
  • Este trabalho teve por objetivo analisar como a ditadura da beleza pode influenciar na decisão de compra e se o uso da rede social Instagram influencia o comportamento de compra de cosméticos de universitárias do Recife e Região Metropolitana. Foib realizada pesquisa com levantamento de dados (Survey), quantitativa, com análisebdescritiva, considerando amostra estatisticamente significante. Com o intuito de identificar se o uso do Instagram influenciava o comportamento de compra de cosméticos, foram feitas regressões binomiais, com a utilização do modelo LOGIT. Para tanto, fez-se uso de um questionário, elaborado na ferramenta google forms, e aplicado de forma online, por meio das redes sociais, através de compartilhamento do link do questionário no Facebook, Instagram, WhatsApp e via e-mail. Participaram da pesquisa 391 pessoas, porém foram consideradas 306 respostas válidas, dentro dos critérios da pesquisa. Os principais achados, segundo a percepção das mulheres participantes desta pesquisa, apontam que elas reconhecem a presença da ditadura da beleza disseminada por intermédio das redes sociais. Identificou-se ainda que o uso do aplicativo Instagram influencia o comportamento de compra das consumidoras, reforçando o desejo de comprar cosméticos após serem expostas à publicidade, realizada pelas marcas e influenciadores digitais no aplicativo. Verificou-se que a

    opinião dos influenciadores digitais exerce forte influência na decisão de compra de cosméticos.

     

  • Palavras-chave
  • Comportamento do consumidor, Ditadura da beleza, Marketing digital, Instagram.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Marketing
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)