CONSULTORIA ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - MODELO DE ENSINO ORIENTADO PARA O CONCEITO DE APRENDER FAZENDO

  • Autor
  • Valmir Aparecido Conde
  • Resumo
  •  

    A Instituição de Ensino Strong Business School localizada nas regiões de Santos e Santo André, São Paulo, trabalha com os alunos dentro dos Núcleos de Extensão ações conectadas com a sociedade incluindo empresas. Um dos Núcleos de Extensão é a disciplina Consultoria Estratégica de Negócios – CEN, ministrada no último ano do curso de Administração. Considerada um projeto, trabalha-se na disciplina um conceito inovador de metodologia para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, o conceito de - Aprender fazendo (Learning by doing). O trabalho consiste em os alunos realizarem uma Consultoria Empresarial numa empresa real no semestre letivo, permitindo assim obterem uma visão sistêmica de uma empresa. O trabalho de Consultoria Estratégica de Negócios tem início com a formação de equipes de trabalho e definição de uma empresa para cada equipe. O professor coordenador da disciplina convida empresas para participarem do projeto. As empresas apresentam para as equipes problemas/fragilidades/melhorias – desafios/dores que impactam no resultado operacional. A partir deste input, as equipes de trabalho iniciam um processo de entendimento da situação apresentada pela respectiva empresa a ser trabalhada. Estudos são iniciados para entendimento dos desafios/dores com a utilização de ferramentas e metodologias já estudadas nas disciplinas de Administração: Estratégica, Operações - Serviços/Logística/Sistema de Informação, Financeira, Mercadológica, Recursos Humanos. Em complemento ao entendimento/mapeamento dos desafios/dores, é condição sine qua non uma interação direta com os empresários/gestores, por meio de reuniões semanais nas empresas ou online. O trabalho encerra-se no final do semestre letivo com a entrega pelas equipes, para as empresas, de um relatório final denominado Book of Analysis and Recommendations, também apresentação oral.

     

  • Palavras-chave
  • Núcleos de Extensão, Aprender fazendo, Consultoria Empresarial.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estratégia
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)