Este trabalho se propõe a identificar os instrumentos através dos quais uma Universidade Pública tem feito o controle e acompanhamento das estratégias elencadas no Planejamento Estratégico da Universidade (2015-2025). Para tanto utiliza-se de revisão bibliográfica, com destaque para Simons (1995) e Mintzberg (2000; 2007; 2011), análise documental e entrevistas semiestruturadas. Fez-se necessário discorrer sobre as ações planejadas, além de identificar as ferramentas utilizadas para fazer o controle. As ferramentas consistem de sistema específico (GpWeb) e em reuniões periódicas, e são, respectivamente, ferramentas de controle diagnóstico e interativo, ambas relacionadas aos preceitos das alavancas de controle de Simons (1995). A falta de alimentação do sistema é recorrente, o que interfere no controle diagnóstico, pois dificulta a identificação dos desvios em relação ao planejado. As reuniões, que em certo grau fornecem a possibilidade de interação e motivação, podem se tornar mais produtivas caso venham a ocorrer com base em informações provenientes do GpWeb, cujos dados isolados não têm sido suficientes para retroalimentar o planejamento. Vale ressaltar que há poucos estudos sobre controle de estratégias em ambiente público se comparados com os estudos sobre o tema no setor privado, assim este trabalho contribui com as discussões a este respeito, auxiliando na reflexão das estratégias no âmbito da Universidade Pública.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)