“QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO” – UMA ANÁLISE SOBRE A COLOCAÇÃO DE PRODUTOS E PARCERIAS ESTRATÉGICAS NOS ORIGINAIS NETFLIX

  • Autor
  • Mariana Bianconi Reis
  • Co-autores
  • Mileide Marlete Ferreira Leal Sabino
  • Resumo
  • Com o advento das tecnologias de streaming houve uma reestruturação da indústria do entretenimento. Atualmente a Netflix produz seu conteúdo original e revitaliza estratégias de marketing da televisão tradicional utilizando das técnicas de colocação de produtos e parcerias estratégicas. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como a Netflix aborda a colocação de produtos e parcerias como estratégias de marketing nos seus filmes originais. Os procedimentos metodológicos foram delimitados, a partir de sua natureza, como básica, com abordagem qualitativa, desenvolvida segundo uma visão de mundo interpretativista, com aporte da pesquisa bibliográfica, exploratória, por meio do estudo de caso comparativo. Para que fosse possível analisar essa abordagem foi compilado um referencial teórico, tanto a respeito das duas estratégias em questão quanto visões gerais a respeito da indústria e do marketing invisível. Em seguida, um breve histórico da empresa serviu de base para uma análise comparativa dos casos Coca-Cola em Stranger Things (Terceira Temporada) e Subway em To All the Boys I’ve Loved Before (Saga). Como resultados alcançados, ao categorizar os fatores que medem a eficácia dos métodos utilizados pela plataforma nos dois casos foi possível concluir que a Netflix busca expandir o relacionamento tradicional da colocação de produtos e criar uma relação de confiança entre todas as partes, valorizando a autenticidade e sendo chave para a conquista do consumidor saturado pela publicidade invasiva. A plataforma decide apostar em uma publicidade imersiva, sempre que possível criando essa conexão autêntica entre marca, plataforma e assinante

  • Palavras-chave
  • Colocação de Produtos. Parcerias Estratégicas. Netflix.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Marketing
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)