Os consumidores compram produtos de moda tentando alimentar o eu, o autoconceito e a identidade. Faz parte da natureza do ser humano querer afirmar sua identidade e valores. Muitas vezes essa afirmação se dá através das roupas que compramos e usamos, fazendo com que nosso comportamento de compra seja afetado por essa necessidade de se autoafirmar. O objetivo geral desta pesquisa consiste em compreender, mediante método qualitativo e análise de conteúdo, como as mídias sociais influenciam no comportamento de compra de artigos de vestuário, por meio da necessidade dos indivíduos de afirmar sua identidade. Os resultados apontam que os consumidores além de encontrar diversos fatores que o induzem a compra nas redes sociais, como os influenciadores, é um dos lugares em que ele busca se manter informado sobre as tendências. A influência do grupo social próximo para tomar alguma decisão de compra sobre produtos de vestuário é algo relevante. Além disso, as consumidoras verificam o que outros indivíduos, desconhecidos, falam sobre aquele produto ou marca que desejam comprar. Os consumidores desejam fazer parte de um grupo e nele se sentirem incluídos. Ao postar o que adquirem em suas redes sociais eles reafirmam sua identidade, pertencimento de grupo, distinção social e querem propagar suas opiniões sobre aquele produto.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)