Inovar é um desafio constante. Muitas vezes, mesmo na adversidade, as empresas conseguem se reinventar a fim de se manterem no mercado. Mesmo no segmento de bares e restaurante essas máximas são verdadeiras. Dessa forma, esse estudo se propôs a identificar as práticas inovadoras utilizadas pelos bares noturnos localizados na Avenida Ville Roy, na cidade de Boa Vista (Roraima). Para tanto, se fez uma pesquisa qualitativa e exploratória, com método de estudos de casos múltiplos, com 3 bares localizados na avenida Ville Roy. Realizou-se entrevistas semiestruturas com os empresários. Das 3 participantes, apenas uma havia inaugurado um mês antes de se dar o aviso mundial de situação pandêmica em função do corona vírus. As outras duas já haviam mais de 1 ano no mercado. Viu-se que as práticas de inovação nas empresas voltam-se à inovação de produto final e ad hoc, ou seja, inovações voltadas ao atendimento das necessidades dos consumidores. As empresas percebem que a necessidade de se gerar valor ao cliente, seja pela oferta de um preço menor, seja por adaptações de novidades externas à Roraima, mas ajustadas aqui em função da clientela. Outro aliado a essas empresas diz respeito à tecnologia que, em meio à pandemia, trouxe uma possibilidade de ofertar shows de músicos pela internet projetados em telões. As empresas também, indicaram a ação de delivery como uma alternativa de continuar vendendo em meio às restrições dos decretos municipais. O relevante é ter percebido que apenas inovações incrementais não sustentam por muito tempo as empresas. Por isso, todas as 3 participantes frisaram a necessidade de se manterem vigilantes às novidades, às tendencias e trazerem aos seus consumidores.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)