Este caso para ensino em administração pública estimula reflexões e debates sobre a gestão na condução de políticas públicas de segurança em uma cidade de pequeno porte no interior do Brasil, denominada aqui pelo nome fictício de Gotatina. Os dilemas enfrentados pelo gestor em tela exige uma capacidade de reflexão sobre o contexto nacional, regional e local de suas práticas, que deverão ser também traduzidas para sua equipe. Para além do anseio por serviços públicos de qualidade e participação social, incluiu-se desde o último ano, o regime de isolamento social no combate à pandemia do Covid-19, que trouxe às práticas de policiamento comunitário desafios e oportunidade, especialmente quanto ao uso das redes sociais online. Ao articular os pressupostos da Polícia Comunitária e os temas relacionados à gestão pública e aos estudos organizacionais, o caso potencializa um espaço para o debate de ideias relacionadas à cidadania e à democracia das instituições policiais. Mesmo que haja uma determinação legal disposta em hierarquia superior, o sucesso das práticas de policiamento comunitário, realizadas por meio das redes sociais online, como as aulas do Proerd (Programa Educacional de Resistências às Drogas) e as reuniões comunitárias, depende do incentivo e disposição do público civil e, principalmente, da iniciativa, criatividade e voluntarismo dos próprios policiais militares.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)