A Contabilidade é uma ciência social aplicada que compõe, junto com a Administração e a Economia, as chamadas Ciências Gerenciais. Nesse âmbito, os Administradores são responsáveis pela gestão das entidades e fornecem dados para o trabalho da Contabilidade. Ela faz o processamento dos dados e elabora as informações úteis que resultam em relatórios econômicos, financeiros e sociais. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar e analisar aspectos dos dilemas éticos no âmbito das Ciências Contábeis e Gerenciais que os discentes presenciaram na fase de estágio profissional. Utilizou-se de pesquisa qualitativa com aplicação de uma pergunta aberta aos participantes enviada por meio do formulário Google a um grupo de discentes e ex-discentes do curso de bacharel em Ciências Contábeis de uma universidade federal. A análise de dados foi interpretativa mediante a análise de conteúdo de Bardin e a Teoria Disposicional de Bourdieu. As respostas descritivas foram apresentadas em itálico e com letra no tamanho 10, respeitando a íntegra da redação. Um dos principais resultados apontou a disciplina de ética como obrigatória, sendo que ela deve permitir ao discente um discernimento reflexivo em relação a forma de agir moralmente no meio corporativo. Outro resultado evidenciou que, na fase de estágio em escritórios de contabilidade para micro, pequenas e médias empresas, os discentes vivenciam diversos dilemas éticos contábeis que fazem parte das Ciências Gerenciais.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)