Essa pesquisa teve o propósito de analisar a percepção do aluno do curso de Administração da Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia - UESB, compreender o perfil, as expectativas profissionais, as oportunidades de trabalho, as condições da empregabilidade e os fatores que a norteiam. Para dar sustentação teórica e conceitual do estudo, foram utilizadas obras de autores como Faria (1994), Arendt (2007), Antunes (2002), Tavares (2006) e Zulauf (2006). Optou-se pela investigação teórico-empírica, do tipo exploratória e descritiva, com a estratégia metodológica do estudo de caso simples. A unidade de análise foi o curso de Administração da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A população foi de 353 alunos, e amostra de 139 estudantes, do tipo não probabilística. O instrumento de coleta foi o questionário estruturado e autoadministrado, que posteriormente foram tratados numa abordagem quantitativa. Constatou-se que a empregabilidade oferecida pelo curso de Administração é positiva nas percepções de seus alunos, mostrando-se como ponto principal para a escolha do curso, considerando a inserção no mercado de trabalho.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)