Diante do atual cenário competitivo, as empresas do setor elétrico buscam cada vez mais se reinventarem para garantir suas existências. Desta necessidade, emergem novas estratégias organizacionais e produtivas e, uma delas, é o desenvolvimento de projetos de P&D em parcerias com universidades. O presente artigo busca analisar as relações de parcerias / cooperação entre Empresas x Universidade em um projeto específico do setor elétrico e analisar sua relevância na elaboração e gestão de projetos. A fim de atingir este objetivo, realizou-se um estudo qualitativo, cuja pesquisa é exploratória e descritiva. Para a coleta de dados, utilizou-se de um roteiro com 10 questões abertas embasadas no Project Management Body of Knowledge (PMBOK) que foram respondidas por três profissionais-chave de uma empresa daquele setor, todos altamente envolvidos no projeto escolhido. Os principais resultados indicaram que as relações de parcerias entre Empresas x Universidade são de grande importância; tanto para a empresa proponente, que recebe o direcionamento e consegue realizar a aplicação da pesquisa elaborada pela Universidade para resolução de problemas reais e comuns da indústria brasileira, fomentando assim inovação para o setor elétrico; como também para a Universidade que, por sua vez, considera essa relação como sendo a melhor forma para equipar seus laboratórios e qualificar os seus alunos. Foram entendidas as relevâncias dessas parcerias, identificados os ganhos provenientes delas, os possíveis conflitos e soluções, seus maiores desafios e superações, assim como os pontos de aperfeiçoamento dessas relações.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)