Na perspectiva de compreender os desafios da Liderança Feminina frente à sucessão familiar, emerge, por meio do estudo observacional de filme: “Moana: Um mar de aventuras”, a discussão sobre Gestão das Gerações. A teoria utilizada para analisar o filme envolve a compreensão de que diferentes gerações produzem diferentes respostas aos estímulos de seus ambientes atuais (DENCKER, et al, 2007), que, sem maior consideração no campo gerencial, pode gerar conflitos e desafios nas organizações. Como metodologia, o projeto realiza uma pesquisa observacional em filme (FLICK, 2004), observando e analisando cenas e trechos do filme, bem como insights sobre a relação das narrativas com tema da Liderança Feminina e Sucessão Familiar. Os textos utilizados foram acessados por meio da base de dados Scientific Perodicals Eletronic Library (SPELL) usando como palavras-chave os conceitos discutidos. Para a discussão foram levantadas categorias de análise: Cultura, Empoderamento Feminino e Empreendedorismo, que, ao lado de Sucessão familiar e Liderança feminina. A maneira de gerir de Moana, ainda, confere a ela habilidade em gerir os grupos, com variados pensamentos e perfis, ao passo que precisou lidar com as resistências dos moradores à sua maneira de conduzir as questões da ilha, e, ainda, a resistência de seu pai, impondo a relação de pai-filha, o que torna a sucessão familiar um tema complexo. O empoderamento feminino e a visão empreendedora de Moana são sentidos à Liderança Feminina, que, também vem ao encontro de novas figuras femininas nos filmes produzidos pela Disney, tais como Valente e Frozen, herdam o cargo de liderança e não estando em um contexto romântico não dependendo da figura masculina. Nesse caminho, há quebra de padrões pré-definidos de gestão, unindo o vigor da juventude de Moana, com os conhecimentos adquiridos dos seus antepassados com a sua força de seguir de maneira inovadora.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)