Este artigo traz uma abordagem sobre os impactos da pandemia Covid-19 na prática docente ao migrar suas atividades presenciais para o modelo remoto de aulas a partir do uso de recursos tecnológicos e informacionais. O trabalho que objetiva de forma geral caracterizar o uso das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação na condução das aulas em modelo remoto tem como fundamentação teórica os postulados de Dejours sobre a psicodinâmica do trabalho apoiado por demais autores que versam sobre os saberes docente e uso das tecnologias. Como objetivos específicos este trabalho busca elencar as ferramentas midiáticas que são usadas pelos docentes na realização das aulas remotas e, também, conhecer as dificuldades e facilidades encontradas na prática docente durante o trabalho remoto. A organização metodológica se fundamenta na pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, de natureza quali-quanti na aplicação de questionário estruturado com questões mistas aplicado a um grupo de 100 professores universitários. A pesquisa aplicada entre os meses de março e abril de 2021 demostrou que houve um crescimento exponencial no uso das tecnologias com finalidade de realização das aulas no modelo remoto e que essa migração trouxe prazeres e sofrimentos aos docentes.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)