Teorias de Internacionalização de Empresas: O Caso O Boticário

  • Autor
  • Débora Maria Kulka
  • Co-autores
  • Jordana Cyrillo Melo , Leonardo Soares Fontana , Rafael Stocco Buzzo
  • Resumo
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    Com o avanço do processo de globalização e o aumento da circulação de produtos, capitais e informação, diversas empresas passaram a ver na internacionalização a oportunidade de expandir seus mercados e por consequência aumentar seus lucros. Neste artigo, serão abordados os principais aspectos relativos à internacionalização de empresas, os modos de entrada, principais dificuldades e motivações das empresas bem como as principais teorias de internacionalização. Este artigo traz o caso de internacionalização de O Boticário para Portugal, que ocorreu no ano de 1986, com a finalidade de analisar como as teorias de internacionalização podem ser usadas como forma de análise nesse caso. Na pesquisa foram usados dados primários, através de uma entrevista semiestruturada com um representante da empresa, e dados secundários coletados no site da empresa e em artigos acadêmicos. A partir dos dados coletados foi feita a análise do processo de internacionalização de O Boticário por meio da Teoria de Uppsala e da Teoria dos Custos de Transação a fim de compreender os principais aspectos envolvidos.

     

  • Palavras-chave
  • Internacionalização, Teoria dos Custos de Transação, Teoria Uppsala
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)