INTERNACIONALIZAÇÃO DE UM PEQUENO RESTAURANTE: O CASO J. BURGERS

  • Autor
  • Amanda Victória Souza
  • Co-autores
  • Eduarda Luisa Mangoni , João Felipe Zatera , Júlia Helena Konisi Carneiro
  • Resumo
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    O presente artigo tem como objeto de estudo a internacionalização do restaurante J. Burgers para Londres. Inicialmente, a análise teórica será feita a partir das teorias de internacionalização e de uma entrevista com a fundadora do restaurante, que proporcionou informações sobre o processo de internacionalização da empresa. Logo, os aspectos do Modelo de Uppsala foram usados para justificar os motivos que levaram à uma internacionalização precoce. Os resultados adquiridos, baseados na abordagem comportamental, mostram a razão da expansão a um país territorialmente tão longe: o interesse de um investidor do exterior em implementar uma franquia para a cidade de Doncaster, sendo esse o método de entrada utilizado pela CEO da empresa. Como resultado desse processo, as consequências para as unidades brasileiras foram bastante benéficas, levando em consideração a lucratividade obtida devido ao câmbio da moeda quando aplicado no mercado doméstico. Com isso, é perceptível, além do massivo estudo realizado sobre o mercado interno, as decisões que tiveram de ser tomadas a fim de contornar as dificuldades causadas pelo BREXIT e pela pandemia da COVID-19, para que assim internacionalização fosse possível.

     

  • Palavras-chave
  • Internacionalização, Restaurante, Teoria Uppsala.
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)