O presente artigo tem como objeto de estudo a internacionalização do restaurante J. Burgers para Londres. Inicialmente, a análise teórica será feita a partir das teorias de internacionalização e de uma entrevista com a fundadora do restaurante, que proporcionou informações sobre o processo de internacionalização da empresa. Logo, os aspectos do Modelo de Uppsala foram usados para justificar os motivos que levaram à uma internacionalização precoce. Os resultados adquiridos, baseados na abordagem comportamental, mostram a razão da expansão a um país territorialmente tão longe: o interesse de um investidor do exterior em implementar uma franquia para a cidade de Doncaster, sendo esse o método de entrada utilizado pela CEO da empresa. Como resultado desse processo, as consequências para as unidades brasileiras foram bastante benéficas, levando em consideração a lucratividade obtida devido ao câmbio da moeda quando aplicado no mercado doméstico. Com isso, é perceptível, além do massivo estudo realizado sobre o mercado interno, as decisões que tiveram de ser tomadas a fim de contornar as dificuldades causadas pelo BREXIT e pela pandemia da COVID-19, para que assim internacionalização fosse possível.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)