Empresas de e-commerce nasceram, tradicionalmente no mundo digital fazendo vendas on-line. Durante muitos anos havia uma nítida divisão nos negócios entre o varejista físico e varejista digital. Quem era varejista físico operava com lojas físicas e quem era varejista do digital operava com sites. Até o ano 2000, raramente uma empresa do mundo físico ousava ir para o mundo digital. A partir desse ano, houve uma forte migração de empresas do mundo físico para o digital. Essas empresas passaram a ter sites e operar no mundo digital além de conservarem suas lojas físicas. A estratégia de expansão de negócios do mundo físico para o digital passou a ser aceita. No entanto, o caminho inverso; ou seja, empresas do mundo digital passarem a operar no mundo físico era muito rara. A Amazon foi uma das pioneiras dessa nova estratégia, expandindo seus negócios do mundo digital para mundo físico. Analisamos neste artigo, porque a Amazon adotou a estratégia de expansão inversa à utilizada habitualmente nos negócios varejistas, ou seja, do digital para o físico, mantendo tantos as operações digitais quanto as físicas.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)