PORQUE A AMAZON UMA EMPRESA ORIGINA?RIA DO E-COMMERCE ADOTOU EM SUA ESTRATE?GIA DE EXPANSA?O A ABERTURA DE LOJAS FI?SICAS v4

  • Autor
  • Ulysses Alves dos Reis
  • Resumo
  • Empresas de e-commerce nasceram, tradicionalmente no mundo digital fazendo vendas on-line. Durante muitos anos havia uma nítida divisão nos negócios entre o varejista físico e varejista digital. Quem era varejista físico operava com lojas físicas e quem era varejista do digital operava com sites. Até o ano 2000, raramente uma empresa do mundo físico ousava ir para o mundo digital. A partir desse ano, houve uma forte migração de empresas do mundo físico para o digital. Essas empresas passaram a ter sites  e operar no mundo digital além de conservarem suas lojas físicas. A estratégia de expansão de negócios do mundo físico para o digital passou a  ser  aceita. No entanto, o  caminho  inverso; ou seja, empresas do mundo digital passarem a operar no mundo físico era muito rara. A Amazon foi uma das pioneiras dessa nova estratégia, expandindo seus negócios do mundo digital para mundo físico. Analisamos neste artigo, porque a Amazon adotou a estratégia de expansão inversa à utilizada habitualmente nos negócios varejistas, ou seja, do digital para o físico, mantendo tantos as operações digitais quanto as físicas.
     

  • Palavras-chave
  • e-commerce, mundo digital, varejista físico, Amazon
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estratégia
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)