MUDANÇA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DAS MUDANÇAS E DISTRIBUIÇÃO DO ENSINO EAD NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

  • Autor
  • Konstantinos Cury Bokos
  • Co-autores
  • Igor Guevara Loyola de Souza
  • Resumo
  • A pandemia da COVID-19 gerou nas instituições de ensino superior uma necessidade de adaptação do modelo presencial de aula para modelos de EAD. Tendo em vista esse contexto, essa pesquisa foi realizada com o objetivo de descrever como foi realizada a transição do ensino presencial para o ensino à distância nas instituições de ensino superior durante a pandemia do COVID-19 e quais foram as mudanças organizacionais relevantes neste período. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo utilizando a entrevista semi-estruturada como o instrumento de pesquisa com quatro gestores de IES. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as instituições mudaram para o sistema remoto de ensino após a publicação de diversos decretos e normas pelo governo local e federal para a contenção do vírus. Durante essa transição, foi possível notar mudanças nos valores, conteúdo, tecnologia, gestão, institucionalização e interação.

  • Palavras-chave
  • Mudança organizacional, Instituições de ensino superior, Educação à distância, Pandemia, COVID-19.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)