A pandemia da COVID-19 gerou nas instituições de ensino superior uma necessidade de adaptação do modelo presencial de aula para modelos de EAD. Tendo em vista esse contexto, essa pesquisa foi realizada com o objetivo de descrever como foi realizada a transição do ensino presencial para o ensino à distância nas instituições de ensino superior durante a pandemia do COVID-19 e quais foram as mudanças organizacionais relevantes neste período. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo utilizando a entrevista semi-estruturada como o instrumento de pesquisa com quatro gestores de IES. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as instituições mudaram para o sistema remoto de ensino após a publicação de diversos decretos e normas pelo governo local e federal para a contenção do vírus. Durante essa transição, foi possível notar mudanças nos valores, conteúdo, tecnologia, gestão, institucionalização e interação.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)