Segundo levantamento da Page Personnel, consultoria global de recrutamento, 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo perfil comportamental – que contempla as soft skills. Soft skills são habilidades comportamentais e atitudes que são inatas de cada indivíduo, as quais podem ser desenvolvidas, como, por exemplo, inteligência emocional, criatividade, entre outros. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar a percepção dos alunos do curso de Administração Empresarial da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) do semestre 2020.2 sobre o desenvolvimento de suas soft skills durante a graduação. A pesquisa foi de caráter quantitativo, com amostra coletada por conveniência, por meio de um formulário online enviado em canais de comunicação da universidade e entre os alunos, que resultou em 100 respostas coletadas. Dos 100 alunos respondentes da pesquisa, metade (50%) acredita que, das 10 habilidades do futuro elencadas, em 2016, pelo Fórum Econômico Mundial, Julgamento e Tomada de Decisão é a que mais se aplica ao profissional de Administração. Pouco mais da metade (52%) dos alunos acreditam que a universidade promove oportunidades para desenvolver as soft skills, enquanto 28% não sabem se há oportunidade e 20% não acreditam que a universidade promova o desenvolvimento destas habilidades. Quando questionados sobre sugestões que poderiam ser concedidas à universidade para promover o desenvolvimento das soft skills, os alunos mencionaram palestras/eventos/workshops específicos do tema; além de solicitarem mais prática na universidade, com exemplos específicos como: núcleos de consultoria para MEI’s – Microempreendedores Individuais – e/ou empresas sem know-how de gestão.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)