Esta investigação tem como objetivo analisar os principais valores que regem uma organização familiar do setor educacional, confrontando a percepção do real e o ideal na visão dos funcionários e gestores, com os valores formalizados. Buscou-se também investigar quais são os valores restritores e/ou alavancadores para o processo de profissionalização dessa instituição. Optou-se por uma pesquisa exploratória, norteada pelo estudo de caso único, com cruzamento das evidências geradas pelo método quantitativo e qualitativo, dados secundários e observação não participante. Participaram da pesquisa quantitativa 74% do público alvo e contemplou-se 17 entrevistas em profundidade. Os resultados evidenciaram uma organização com valores vinculados ao fator Interação no Trabalho e Respeito ao Servidor (TAMAYO, 1996), todavia a percepção real dos funcionários da organização está vinculada aos fatores eficiência e eficácia. Segundo Freitas e Frezza (2005), os fatores eficiência e eficácia são fundamentais para o processo de profissionalização.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)