O objetivo deste trabalho foi, via a Análise de Redes Sociais, identificar as lideranças com perfil mais aderente ao Movimento Empresa Júnior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com a aplicação de survey e análise de dados por meio do programa Ucinet. Como resultado, foi possível observar como as redes de alunos se formam em relação aos temas Empreendedorismo, Amizade e Comunicação, especialmente os atores de centralidade por proximidade (closeness) e aos de centralidade por intermediação (betweeness). Na análise da Rede de Empreendedorismo foi possível visualizar cinco alunos destaques que foram identificados como potenciais empreendedores. Na Rede de Comunicação, identificou-se dois alunos com maior destaque. Já na Rede de Amizade, foram cinco alunos mais citados. Tanto a centralidade de proximidade quanto a centralidade intermediária mostram influência sobre o comportamento empreendedor dos alunos, o que pode contribuir no recrutamento e seleção de novos participantes para a Empresa Júnior.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)