ANÁLISE DE REDES SOCIAIS E O EMPREENDEDORISMO APLICADOS AO MOVIMENTO DE EMPRESAS JUNIORES

  • Autor
  • Tiago Guerra Borges
  • Co-autores
  • Amanda Ribeiro Lima , Custódio Genésio da Costa Filho
  • Resumo
  • O objetivo deste trabalho foi, via a Análise de Redes Sociais, identificar as lideranças com perfil mais aderente ao Movimento Empresa Júnior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com a aplicação de survey e análise de dados por meio do programa Ucinet. Como resultado, foi possível observar como as redes de alunos se formam em relação aos temas Empreendedorismo, Amizade e Comunicação, especialmente os atores de centralidade por proximidade (closeness) e aos de centralidade por intermediação (betweeness). Na análise da Rede de Empreendedorismo foi possível visualizar cinco alunos destaques que foram identificados como potenciais empreendedores. Na Rede de Comunicação, identificou-se dois alunos com maior destaque. Já na Rede de Amizade, foram cinco alunos mais citados. Tanto a centralidade de proximidade quanto a centralidade intermediária mostram influência sobre o comportamento empreendedor dos alunos, o que pode contribuir no recrutamento e seleção de novos participantes para a Empresa Júnior. 

  • Palavras-chave
  • Empreendedorismo, Empresa Júnior, Redes Sociais, Ucinet.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Empreendedorismo, startups e inovação
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)