ANÁLISE DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES COM O USO DO RFV EM UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM SERVIÇOS DE MAQUIAGEM

  • Autor
  • Sidney Lino de Oliveira
  • Co-autores
  • Bárbara de Araújo Guimarães , Helena Fernandes Reis , Lina Albuquerque Cavatoni de Alvarenga
  • Resumo
  • Os serviços associados ao segmento de beleza têm demonstrado crescimento e demanda para uma abordagem mais profissionalizada. As relações entre os prestadores de serviços e as clientes tem se modificado pelo aumento da concorrência. O estudo de caso abordado teve como objetivo a análise da fidelização de clientes em uma empresa que oferta serviços de maquiagem, com o auxílio da metodologia RFV (Recência, Frequência e Valor), aliado à análise de Pareto. Por meio da pesquisa descritiva e quantitativa a partir do uso de dados secundários buscou-se identificar os clientes de maior valor para a empresa por serem fiéis e representativos quanto ao faturamento. O estudo foi realizado na empresa Make up by Lina Cavatoni, em Belo Horizonte/MG. Os dados tratados compreenderam uma leitura do comportamento de 320 clientes ao longo de 12 meses, as segmentando e classificando quanto à fidelidade. Os dados considerados representaram um período de sazonalidade que demandou uma alteração da modelagem inicial para perceber os parâmetros de recência e frequência. Diante das análises realizadas, e da estratificação da base de clientes foi possível identificar comportamentos e reportar medidas de retenção aos clientes que não retornaram, bem como, direcionar novas estratégias para favorecer a fidelização dos clientes que frequentam a empresa com maior assiduidade.

  • Palavras-chave
  • Clientes, Fidelização, RFV, Pareto, Beleza.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Marketing
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)