Os serviços associados ao segmento de beleza têm demonstrado crescimento e demanda para uma abordagem mais profissionalizada. As relações entre os prestadores de serviços e as clientes tem se modificado pelo aumento da concorrência. O estudo de caso abordado teve como objetivo a análise da fidelização de clientes em uma empresa que oferta serviços de maquiagem, com o auxílio da metodologia RFV (Recência, Frequência e Valor), aliado à análise de Pareto. Por meio da pesquisa descritiva e quantitativa a partir do uso de dados secundários buscou-se identificar os clientes de maior valor para a empresa por serem fiéis e representativos quanto ao faturamento. O estudo foi realizado na empresa Make up by Lina Cavatoni, em Belo Horizonte/MG. Os dados tratados compreenderam uma leitura do comportamento de 320 clientes ao longo de 12 meses, as segmentando e classificando quanto à fidelidade. Os dados considerados representaram um período de sazonalidade que demandou uma alteração da modelagem inicial para perceber os parâmetros de recência e frequência. Diante das análises realizadas, e da estratificação da base de clientes foi possível identificar comportamentos e reportar medidas de retenção aos clientes que não retornaram, bem como, direcionar novas estratégias para favorecer a fidelização dos clientes que frequentam a empresa com maior assiduidade.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)